GOVERNO FEDERAL PRORROGA POR 180 DIAS PRESENÇA DA FORÇA NACIONAL DO RN

O Ministério da Justiça prorrogou por seis meses o apoio da Força Nacional de Segurança Pública ao sistema prisional do Rio Grande do Norte. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (21). A Força Nacional chegou ao estado em março durante a série de motins iniciada no sistema prisional do estado.
"As ações são de policiamento ostensivo na modalidade de patrulhamento nos perímetros externos dos estabelecimentos prisionais de Natal e região metropolitana", explica a secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki.
saiba mais
Governo federal prorroga por 60 dias presença    da Força Nacional     no      RN
Governo do RN pede permanência da Força Nacional após         fugas de Alcaçuz
Força Nacional     encontra      túnel e impede     nova    fuga em Alcaçuz, no RN
Força Nacional atua em presídios do RN a partir    desta     quarta, diz secretária
A iniciativa foi estabelecida a pedido do governo do estado. "Desde o dia 15 de março deste ano, o Ministério da Justiça está reforçando as ações de segurança pública no Rio Grande de Norte com equipes de policiais militares da Força Nacional, e também com investimentos no sistema penitenciário", acrescenta Regina Miki.
Operações
Além da operação ostensiva em apoio ao sistema penitenciário, com policiais militares, a Força Nacional também desenvolve no Rio Grande do Norte, a pedido do governo do estado, outras operações como a judiciária, com equipes de investigadores reforçando a apuração de homicídios; perícia, com peritos e papiloscopistas intensificando levantamentos e confecção de laudos sobre crimes em geral; guardas-vidas, com bombeiros da Força Nacional prevenindo afogamentos no litoral potiguar, aviação policial, com profissionais de segurança pública especializados auxiliando os órgãos locais nessa área de atuação.
A Força
Atualmente, a Força Nacional desenvolve mais de 39 operações, simultaneamente, em 13 estados e no DF, envolvendo policiais militares, policiais civis, bombeiros militares ou profissionais de perícia. Após concluírem até dois anos de operações, eles retornam           às suas instituições de origem.
Ligada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, a Força Nacional é um programa de cooperação federativa criado em 2004 com a participação profissionais de segurança pública dos 26 estados e do Distrito Federal. Suas equipes atuam em situações de crise e operações especiais em apoio aos entes federativos.
Fonte: G1 RN