A cidade do Assú recebeu no inicio da tarde desta quinta-feira (03), uma equipe de reportagem da Inter Tv, afiliada da rede globo.
O motivo da vinda da equipe jornalistica até o município trata-se do Lixão que fica localizado na comunidade de Lagoa do Ferreiro zona rural de Assú. A uma semana o lixão estava em chamas e imediatamente uma fumaça toxica surge e prejudica a saúde dos moradores da referida comunidade. Os moradores dos bairros, Meus Amores, Cohab, Alto São Francisco, Feliz Assú e a comunidade de Porto Piató sofre com essa fumaça que vem do lixão podendo ocasionar uma doença chamada pneumonia.
A equipe de reportagem esteve presente no lixão e presenciou moradores que ali trabalham e tira o sustento da família. A equipe ouviu os moradores da comunidade e também os trabalhadores que todos os dias se fazem presente no lixão onde trabalham e logo em seguida ouviu o secretario.
Enquanto o pode público municipal não toma providencias para amenizar ou solucionar a situação, os moradores sofrem com a inalação da fumaça que afeta crianças, adultos e idosos, podendo a qualquer momento adquirir uma doença.
O pneumologista lembra que é preciso ficar atento à faixa de exposição da pessoa à fumaça: quem estava mais próximo, inalou fumaça em maior intensidade e pode apresentar problemas. Para essas pessoas, a procura por atendimento médico deve ser imediata. Os principais sinais que indicam a necessidade de se procurar um médico são falta de ar, dor no peito, tosse, vermelhidão nos olhos, irritação na garganta, dor de cabeça e até vômitos e náuseas.
Merecem atenção especial crianças, idosos e pessoas com problemas pulmonares, como asma e bronquite..
No dia seguinte à inalação, as pessoas que foram expostas apresentam sintomas como se estivessem de ressaca: dor de cabeça, náusea e vômito. Nesse caso, o perigo é que a inalação de monóxido de carbono pode levar a falta de ar, porque se liga na hemoglobina e impede que o sangue leve o oxigênio para os órgãos. Por isso, a orientação dos médicos é para que as pessoas mantenham uma alimentação normal, fiquem em ambientes arejados e tomem bastante água.
A matéria poderá ser reproduzida ainda no dia de hoje, caso contrario só amanhã.
A bastante tempo o lixão de Assú vem enfrentando esse problema e porque nada foi providenciado antes que isso acontecesse ?