No último dia 19 de Fevereiro, foi divulgado em rádios, sites e blogs que a Prefeitura Municipal do Assú, em especial a secretaria municipal de Saúde, estaria realizando no bairro Frutilândia l, ll e conjunto Irmã Lindalva, um mutirão em combate ao mosquito aedes aegypti que, está se alastrando e transmitindo várias doenças.
Foi divulgado a seguinte informação, os moradores que tivessem lixos no quintal de casa, poderiam colocá-los para fora e no dia do movimento, os lixos seriam retirados pelas maquinas que prestam serviços a Prefeitura Municipal do Assú.
Na parte da tarde, caiu uma neblina na terra dos poetas, o que atrasou um pouco a movimentação em combate a dengue. Na rua Epaminondas Caldas, os moradores fizeram o que foi divulgado, colocaram lixos do quintal para fora e esperavam o serviço publico retirar aqueles materiais. Já se passaram 14 dias do mutirão e até as 15:00hs da tarde desta quinta-feira 03 de Março, os lixos não foram retirados.
Procurado por uma moradora, a nossa redação entrou em contato com a secretaria de saúde, e informou que no dia os entulhos não foram retirados porque as maquinas estavam em um serviço em outro bairro, o que não foi possível retirar os entulhos. Porém, ela já teria repassado a informação para o secretário Tércio para retirar os materiais do referido bairro, coisa que não aconteceu.
São garrafas pete, vasos sanitários, copos descartáveis, sofá e outros objetos que acumulam água e gera um foco de dengue. Os moradores pede que a Prefeitura Municipal do Assú agilize neste processo, caso contrário, o lixo irá continuar por muito tempo.