EM CARTA, QUADRILHEIROS DIZ QUE PREFEITURA DO ASSÚ É "DESCOMPROMISSADA" COM A CULTURA DA CIDADE

Em um perfil nomeado como "Arraiá Vixe Maria", que é administrado por quadrilheiros da presada quadrilha junina. Foi publicado por este perfil no facebook, uma carta em forma de desabafo em relação a cultura do município de Assú no período junino. 
Fotos: Arquivo da Vixe Maria
Em carta publicada no referido perfil, o assunto pautado é sobre o descompromisso da Prefeitura Municipal do Assú com a cultura da cidade. Na integra levamos aos leitores a carta publicada por representantes da quadrilha junina VIXE MARIA.
"NO SÃO JOÃO MAIS ANTIGO DO MUNDO, AS QUADRILHAS JUNINAS SERÃO APENAS LENDAS E LEMBRANÇAS.
Nós coordenadores, dançarinos e apoiadores das quadrilhas juninas do município de Assú/RN, estamos a cada ano mais oprimidos, com uma gestão descompromissada com a cultura de nossa cidade, isso não vem de hoje, mas á anos na história dessa cidade.
Desde criança, respiramos são João fortalecendo o sentido de que temos o “são João mais antigo do mundo”, seria exagero dizer que as quadrilhas de Assu/RN não fazem parte desse mundo junino, uma vez que o descaso e falta de apoio a esses grupos vem prejudicando a existência dos mesmos. Em 2015 a Prefeitura Municipal de Assu, ficou de repassar por meio de edital de seleção o valor de 3.000 (três mil reais) por grupo, valor esse significativo para os grupos atuantes, que ano após ano tem alavancado o nome de nossa cidade nos quatro cantos do estado potiguar.
Sr Prefeito, Srs. Secretário de “cultura e de “eventos”, Nós JOVENS, transformadores sociais que tem como ferramenta a cultura popular para inserir outros jovens no meio social e lhes oportunizar a ter momentos de lazer e sonhos, não queremos nada além daquilo que nos pertence, este ano prefeito você completará oito anos a frente de nossa cidade, quantas vezes nossos olhos brilharam ao ver que teríamos um jovem a frente de nosso município, porém os olhos em êxtase e os sonhos foram corrompidos pelo descaso e pelo desrespeito aos nossos grupos. 
Éramos nove grupos há alguns anos atrás, ano passados três grupos, e quantos teremos esse ano? Quais serão as magníficas atrações nacionais no SÃO JOÃO DO ASSÚ 2016? Prezados o são João não é feito só de grandes bandas, AS QUADRILHAS JUNINAS EXISTEM, ESTÃO AQUI E MERECEM SER RECONHECIDAS.
Queremos apoio, reconhecimento, queremos fomento e incentivo.
Não precisamos de esmola, acordo político, pois compreendemos que o gestor municipal não é o dono do recurso, ele gerencia o dinheiro para O POVO.
Éramos nove grupos há alguns anos atrás, ano passado três grupos, e quantos teremos esse ano? Quais serão as magníficas atrações nacionais no SÃO JOÃO DO ASSÚ? 
Concluo em nome de todos os quadrilheiros do município de Assu parafraseando o mestre Renato Caldas:
Minha cidade Cabôca,
Qui anda de bôca in bôca
Causando admiração...
- Deus me perdoi a hirisia
Deu à luz – a Poesia,
Numa noite de São João.
Renato Caldas
CARTA DOS QUADIRLHEIROS DE ASSÚ/RN, MARÇO DE 2016."
Deixamos o espaço aberto caso a Prefeitura queira se pronunciar sobre o caso!