Os motociclistas devem ficar atentos quanto ao prazo de validade dos seus capacetes sob o risco de ter comprometida a sua segurança e integridade física. O alerta é do Tenente PM Luiz Jorge Ferreira comandante do Núcleo de Operações Rodoviárias Estaduais (NORE) em Assú.
“O capacete tem um prazo de validade [presente na sua etiqueta interna]. É bom que as pessoas que compram e utilizam esse item de segurança estejam atentos e verifiquem o seu tempo de vida útil”, observou.
Fotos: Seguidores do NORE |
Ainda de acordo com o oficial em Assú é visível o desgaste que muitos capacetes apresentam e reforça que os motociclistas precisam urgentemente substitui-los, pois estes não atendem mais as normas de segurança.
A recomendação dos especialistas é que o capacete seja trocado a cada três anos de uso, ou antes, em caso de um acidente. Outra orientação é que ao adquirir o equipamento verifique se este tem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) que fica na parte de trás do capacete e indica que o produto antes de ser posto a venda passou em todos os testes de qualidade e está dentro das normas de segurança.
Fonte: Blog Assú RN