Com referência ao registro na imprensa do Assú acerca de uma usuária do SUS que teria dormido na parte externa da UBS do bairro Frutilândia, a Prefeitura do Assú, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, expõe os seguintes argumentos por intermédio de Nota Pública:
1. A orientação aos pacientes é que às 7h após abertura da UBS, serão entregues as fichas e identificados os casos de maior criticidade para atendimento, e estes, terão prioridade conforme estabelece o protocolo;
2. Todos os dias existem atendimentos (vagas) para pacientes de maior risco ou prioridade;
3. Todos os dias também são atendidas as demandas programadas: gestantes, idosos, crianças, entre outros, a depender de cada dia;
4. Nesta terça-feira, 30, estavam as duas médicas na Unidade, que atenderam pela manhã 23 pessoas, entre gestantes, urgências e demandas espontâneas;
5. Neste mesmo dia, à tarde, elas seguiram o padrão normal, com atendimento de demandas espontâneas;
6. A paciente em questão, durante a triagem, identificou-se um quadro de atendimento absolutamente de rotina. A mesma recebeu atendimento médico pela manhã e também sua filha já havia sido agendada para o período vespertino.
“Por fim, a Prefeitura reafirma seu propósito de buscar sempre a melhoria da qualidade dos seus serviços, reconhecendo que as imperfeições sempre existirão, mas reitera que todos os esforços são para oferecer um atendimento de acordo com o que a população merece e tem direito”, conclui a Nota. Informações, Prefeitura do Assú