As equipes que estavam em patrulhamento na rua, sob o comando do tenente-coronel Maximiliano Luiz, já ficaram atentas a qualquer apoio que posteriormente seria solicitado para localizar e prender o suspeito.
Uma guarnição da Rádio Patrulha foi até o local averiguar a denuncia, encontrando o suspeito que adentrou a casa da mãe, e se recusava em sair. Os policiais mantiveram dialogo com o suspeito que se recusava em responder. Foi solicitado apoio das guarnições do Grupamento Tático Operacional e Força Tática, havendo o cerco na casa, e a mãe do suspeito autorizando a entrada dos policiais no imóvel, o suspeito foi localizado e preso, tentando pular o muro para fugir.
Após ser abordado e posteriormente preso, Elton John, negava possuir arma de fogo, e os policiais já haviam encontrado um coldre, justamente usado pelo suspeito para portar a arma de fogo. Em vários momentos, o elemento se recusava em dizer onde estava a arma e negava possuir o armamento. Alguns minutos de buscas e o suspeito tendo o consentimento que não teria escapatória, então confessou aos policiais onde estava arma, apontando que teria escondido em baixo de um sofá, no cômodo da casa.
Os PMs foram até o local, depois de buscas, encontraram o revólver calibre 38 com cinco munições, sendo três intactas e duas deflagradas. Elton, recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, certamente também por ameaça, disparo em via publica e outros delitos, sendo este levado preso em flagrante para a delegacia de plantão da polícia civil de Mossoró. As duas vítimas que eram ameaçadas pelo elemento, também compareceram na delegacia para representar contra o elemento.