Um turista de 68 anos do Rio de Janeiro morreu na tarde desta quinta-feira (10) depois de cair de uma falésia na Praia de Pipa durante um passeio de quadriciclo. O trecho onde ocorreu o acidente é conhecido como Chapadão. A morte foi confirmada pela Polícia Militar - o nome do homem não foi revelado.
De acordo com o 8º Batalhão da Polícia Militar, o idoso estava sozinho no veículo. Testemunhas relataram que o homem perdeu o controle do quadriciclo, que acelerou em direção à borda da falésia e em seguida caiu.
Pessoas logo se aproximaram para tentar auxiliar no resgate, mas não conseguiam acesso ao homem. O Corpo de Bombeiros foi acionado para resgate do corpo.
As falésias da Praia de Pipa chegam a altura de até 40 metros.
Outros acidentes
Esse não é o primeiro acidente que ocorre no trecho conhecido como Chapadão, na Praia de Pipa. Em setembro de 2020, uma turista grávida e o namorado perderam o controle do quadriciclo e caíram do Chapadão. Os dois foram resgatados conscientes.
Em novembro de 2021, um turista de Fortaleza, de 19 anos, também despencou de uma altura de 30 metros do Chapadão com um quadriciclo. Ele teve fraturas no fêmur e na coluna, passando por cirurgias após ser socorrido.
Regulamentação do uso de quadriciclo
Após o acidente de 2021, a prefeitura de Tibau do Sul sancionou um lei que regulamentou o uso de quadricilos na Praia de Pipa.
A lei prevê obrigatoriedade de medidas de segurança, como guia nos passeios, uso de equipamentos de segurança, como capacete, idade máxima dos veículos de cinco anos e necessidade de contratação de seguro de acidentes pessoais de passageiros pelas empresas que exploram os passeios. A lei também limita a duas pessoas o uso do quadriciclo e proíba crianças abaixo de 7 anos de andarem. A velocidade máxima permitida é de 50 km/h. G1RN