Um auditor fiscal do Rio Grande do Norte foi agredido com um facão durante uma fiscalização nesta quinta-feira (11) na cidade de Monte Alegre, na Grande Natal. A identidade da vítima será preservada pela reportagem.
A agressão foi confirmada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do RN (Sindifern) e pela Associação dos Auditores Fiscais do RN (Asfarn). As equipes de reportagem do g1 e da Inter TV apuraram que o agressor utilizou um facão para atacar o servidor.
A fiscalização era de trânsito e considerada de rotina. Em nota, o Sindifern e a Asfarn repudiaram a agressão, que chamaram de "injusta e covarde", durante o "exercício da função".
O auditor fiscal recebeu atendimento médico após a agressão e se encaminhou para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para realizar exame de corpo de delito.
A SET foi procurada pela reportagem, mas não havia emitido nota até a atualização mais recente desta matéria.
As entidades representantes dos auditores fiscais cobraram "providências urgentes que o caso requer, com a identificação, prisão e punição dos infratores envolvidos".
A Sindifern e Asfarn cobram também que seja assegurada "a segurança policial aos auditores fiscais em atividades de fiscalização de mercadorias em trânsito, itinerância fiscal e demais auditores fiscais que atuam nos demais setores".
A nota reforça ainda a necessidade de "estrutura de trabalho e segurança compatíveis para o desempenho regular das suas atividades". G1RN