O dono de um restaurante localizado no Centro de Mossoró, no Rio Grande do Norte, foi preso na tarde desta quarta feira 31 de maio de 2023, após ser constatado que havia um “Gato de energia elétrica em seu estabelecimento comercial.
Equipes técnicas da Cosern, ao identificar a ligação clandestina de energia (o conhecido “gato”), instalado no restaurante, pediu apoio da Polícia Militar, para desativação da ligação de energia clandestina.O proprietário do estabelecimento (nome não divulgado), foi preso em flagrante.
O mesmo foi conduzido pela Polícia Militar à Delegacia de Plantão da Polícia Civil, e autuado em flagrante pelo crime de furto de energia elétrica (artigo 155) ficando à disposição a Justiça e deverá passará por audiência de custódia.
O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela irregularidade (fraude, furto ou adulteração de medidor) pode chegar a oito anos de reclusão. Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo.
Segundo a Cosern, as ações de combate às ligações clandestinas da companhia em todo o Rio Grande do Norte têm sido cada vez mais intensas. Ao longo de 2022, foram realizadas 55.345 inspeções e identificadas 5.487 irregularidades por meio da “Operação Varredura”, desenvolvida em parceria com as autoridades de segurança.
O volume total de energia que estava sendo desviada e foi recuperada seria suficiente para abastecer, por exemplo, todo o Rio Grande do Norte por um dia e meio. Em 2022, quatro pessoas foram presas pelas autoridades policiais em todo o Rio Grande do Norte praticando esse tipo de crime. Fim da Linha