O sargento da polícia militar, do 12º Batalhão, Jair Maia, ajudou a salvar a vida de um recém-nascido de 20 dias, que estava engasgado com secreção e sem respirar. O caso aconteceu na madrugada do último domingo 18 de junho de 2023, em Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte.
Em contato com o Blog Fim da Linha, o militar contou que por volta da 0h30min, que recebeu uma ligação em seu celular pessoal , onde uma mulher de nome Clicia estava desesperada, afirmando que seu filho não estava ficando roxo e sem respiração.
Ela falava que já estava a caminho da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto São Manoel, ocasião em que o sargento, que estava em patrulhamento na região do Alto da Pelonha, percebeu que devido a distância sua viatura não chegaria a tempo para realizar os procedimentos de salvamento.
Foi então que o policial decidiu orientar a mãe, mesmo pelo telefone, sobre a maneira correta de desengasgar um recém nascido. Sob a orientação do sargento Jair, Clícia conseguiu fazer com que o filho voltasse a respirar, pouco antes de chegar à UPA.
Na unidade de saúde, o bebê passou por exames, e ficou em observação médica e depois foi liberado sem qualquer sequela, graças a ação rápida dos envolvidos. Nesta segunda (19), já passado o susto, Clícia contou a Imprensa como tudo aconteceu.
Ela Disse que estava deitada ao lado do filho, quando o ouviu dar um suspiro forte e também percebeu que o bebê estava soltando uma secreção pela boca e ao pegá-lo nos braços, viu que ele não respirava e estava ficando vermelho. Ela então chamou os pais dela e levaram o menino pra UPA. No caminho, ligou para pedir ajuda ao sargento Jair, conseguindo o socorro que precisava. Fim da Linha