Mais de 18 mil carteiras de identidade (RGs) que foram feitas no Rio Grande do Norte estão no aguardo para serem retiradas por quem solicitou nas 28 Centrais do Cidadão espalhadas pelo estado. A informação foi repassada pelo governo do RN nesta quinta-feira (27).
Para realizar o resgate do documento, basta comparecer à Central onde a emissão foi realizada portando outro documento de identificação.
O Estado explicou que desde a adoção do RG biométrico, em 2021, o tempo de entrega do documento mudou e acontece entre 15 e 20 dias úteis. A justificativa é uma medida de segurança.
Isso porque um setor do Instituto Técnico-científico de Polícia (Itep) verifica a veracidade dos dados antes de liberar o documento. Além disso, a impressão agora é feita em São Paulo.
Antes da implementação da biometria, não havia nenhum tipo de conferência nos documentos, o que possibilitava a entrega imediata.
Problemas de comparecimento
Segundo dados das Centrais do Cidadão, cerca de 40% dos agendamentos realizados para emissão dos RGs acabam com a ausência no dia e horário marcado de quem fez o pedido.
Por isso, os gestores solicitam que as pessoas compareçam às Centrais do Cidadão assim que o RG estiver pronto para retirada. G1RN