Com a chegada do período mais seco do ano, que se estende de agosto a novembro, o Corpo de Bombeiros vai iniciar uma operação para intensificar a prevenção e o combate a incêndios em vegetação no estado. Durante esse período crítico, o registro no número de casos costumam dobrar.
Em 2022, o Corpo de Bombeiros registrou 1.603 ocorrências de incêndios em vegetação no estado, sendo que a maioria desses incidentes ocorreu em cidades como Natal, Mossoró e Caicó.
O tenente-coronel Roberto Oliveira, coordenador da operação destaca que com o início do período mais seco do ano, essas ações de prevenção e combate aos incêndios florestais são intensificadas em todo o estado. "Alocaremos mais viaturas e militares nas operações, com o objetivo de proteger nossas florestas e comunidades", explicou o bombeiro militar.
A operação de combate aos incêndios florestais já é realizada no estado desde 2011, e neste ano, um investimento de cerca de um milhão de reais está sendo direcionado para as operações, incluindo o pagamento de diárias operacionais aos bombeiros envolvidos.
É importante ressaltar que mais de noventa por cento dos casos de incêndios em vegetação são provocados por ações humanas, como a queima de lixo em locais inadequados. Em resposta a essa preocupante estatística, uma campanha de conscientização foi lançada pelo Corpo de Bombeiros, visando educar a população sobre práticas seguras para evitar incêndios e proteger nosso ambiente. Portal Tropical