A Polícia Federal cumpriu um mandado de prisão preventiva contra Ronaildo da Silva Fernandes. Ele é suspeito de fornecer apoio aos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró. Segundo a PF, o homem teria fornecido abrigo, alimentos e outros itens aos forgidos.
Durante o fim de semana, ele concedeu entrevista à TV Tropical e afirmou que teria sido coagido para ajudar os fugitivos. No entanto, a versão não convenceu as forças de segurança e acabou sendo presa.
O esconderijo foi localizado na última sexta-feira (23), na zona rural de Baraúna, em uma área de propriedade de Ronaildo. “Ele teria atuado em conjunto com outro apoiador da fuga, preso na quinta-feira (22), sob a acusação de fornecer transporte e armamento aos forgidos”, destacou a PF.
Na TV Tropical, o homem detalhou como teria sido a ação dos fugitivos. "Um segurou minha mulher dentro de casa e o outro me levou para fora. Conversou comigo, me explicando tudo, dizendo que me conhecia, conhecia minha família. Eu nunca vi. Mas eles disseram que me conheceram. E conseguiram me assustar", disse .
A prisão do mecânico é a quinta dentro das investigações da fuga. Antes dele, o irmão de Deibson Cabral do Nascimento, um homem que deveria ter dado apoio com um veículo e mais duas pessoas já tinham sido presos.
Deibson e Rogério da Silva Mendonça fugiram na madrugada do dia 14 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas. Desde então, eles seguem foragidos. Ao longo das buscas, alguns vestígios foram encontrados pelas forças de segurança, que atuam com mais de 600 agentes. Além disso, o Ministério da Justiça anunciou várias medidas para fortalecer a segurança no Sistema Penitenciário Federal (SPF).
A operação de recaptura segue na região e é integrada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte, Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, representada pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Ainda há o reforço da Força Nacional de Segurança Pública, além de policiais dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Goiás. Portal Tropical