A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) anunciou nesta sexta-feira 26 previsão de chuvas acima da média nos meses de maio, junho e julho. O prognóstico foi resultado de uma reunião de análise climática realizada na quinta-feira 25, com a participação de especialistas de todos os centros de meteorologia do Nordeste.
De acordo com a Emparn, o litoral potiguar deve ser a região mais favorecida com as precipitações durante esse período.
Além disso, a Emparn informou que os volumes de chuva registrados nos meses de março e abril superaram a média, contrariando as previsões anunciadas em outubro de 2023, que indicavam um cenário diferente para a quadra chuvosa no estado.
A previsão de chuvas acima da média para os próximos trimestres é atribuída, segundo a Emparn, ao aumento das temperaturas nas águas superficiais do Oceano Atlântico.
O chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, destacou que o fenômeno El Niño está apresentando sinais de enfraquecimento, com uma tendência para a condição de La Niña, que, ao contrário do El Niño, favorece a ocorrência de chuvas.
Bristot ressaltou que a temperatura média atual das águas superficiais do Oceano Atlântico está variando entre 29°C e 30°C, enquanto o esperado era de 27°C a 28°C. Agora RN