Assú, RN - Nos dias 23, 24 e 25 de julho, o Grupo de Escoteiros Maxwell Barros Machado, por meio do Projeto Fortalecimento Familiar e Comunitário – FFC, realizará a oficina “BRINCANDO NOS FORTALECEMOS PARA SITUAÇÕES DIFÍCEIS”, utilizando a Metodologia CLAVES. Esta iniciativa é parte integrante do plano de trabalho do projeto, que este ano recebe financiamento por meio do Edital BNB/FIA e conta com o apoio da Prefeitura do Assú, através da Secretaria Municipal de Educação, Brisanet.
A Metodologia CLAVES é uma abordagem reconhecida para a prevenção de maus-tratos e violência sexual na infância e adolescência, promovendo bons tratos familiares. O programa CLAVES Brasil tem como objetivo gerar reflexões, construir ferramentas didáticas, e fomentar espaços de participação, protagonismo infanto-juvenil e incidência política. A oficina visa capacitar educadores, líderes comunitários, agentes sociais, técnicos, professores e todos os adultos que trabalham diretamente com crianças e adolescentes, oferecendo ferramentas concretas para enriquecer a tarefa educacional e abordar de maneira esperançosa questões complexas e mobilizadoras.
Alexandre Douglas, Coordenador de Projetos do Grupo de Escoteiros Maxwell Barros, informou que as 35 vagas para a oficina foram preenchidas por técnicos da rede de proteção, Conselho Tutelar, CMDCA, CRAS 1 e 2, CREAS, professores das Escolas Municipais, da Secretaria de Educação e escotistas. A iniciativa conta com a parceria das escolas Centro Educacional Dr. Pedro Amorim – CEPA, Escola Senador Georgino Avelino, na Comunidade Quilombola de Bela Vista Piató, e Professor Rufino Alves, na comunidade rural de Olho D’Água Piató.
Esta oficina representa um importante passo na capacitação de profissionais que lidam diretamente com a proteção e educação de crianças e adolescentes, fortalecendo a rede de apoio e criando um ambiente mais seguro e acolhedor para todos.