Nove dos 167 municípios do Rio Grande do Norte terão candidaturas únicas disputando as prefeituras nas eleições municipais de outubro, de acordo com dados do DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As cidades de Acari, Coronel João Pessoa, Frutuoso Gomes, Lucrécia, Pilões, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, São José do Seridó e Serrinha dos Pintos terão apenas um candidato disputando o pleito.
Esse número representa um aumento de 125% em relação às eleições municipais de 2020, quando apenas quatro municípios registraram candidaturas únicas. Nesses casos, os candidatos podem ser eleitos mesmo que a maioria da população decida votar em branco ou anular o voto; basta um único voto, que pode ser o do próprio candidato.
Conforme a Justiça Eleitoral, os votos nulos e brancos não são válidos, sendo considerados apenas os votos computados. Mesmo que mais de 50% dos votos sejam nulos ou brancos, por não serem válidos, não contam para a totalização, ou seja, o candidato é eleito mesmo que tenha um número reduzido de votos.
Dentre os nove candidatos únicos, quatro são prefeitos em busca de reeleição: Fernando Bezerra (Podemos) em Acari, Fátima Alves da Costa (União Brasil) em Coronel João Pessoa, Marcos Aurélio (PP) em Riacho da Cruz e Jackson Dantas (MDB) em São José do Seridó.
Em Frutuoso Gomes, Ismael Juvêncio (MDB), de 22 anos, é o único candidato e o mais jovem do RN neste pleito. Antônio Walter de Araújo (PP), ex-prefeito por dois mandatos, disputa novamente em Lucrécia, e Lena do Céu (MDB) concorre em Pilões com o apoio do atual prefeito, Dr. Sabino.
Ludmila Amorim (MDB) tenta a prefeitura de Rafael Godeiro pela terceira vez, após vitórias em 2004 e 2016. Já Rosânia (União Brasil) retorna à disputa em Serrinha dos Pintos após ter sido prefeita entre 2013 e 2020. l AgoraRN