Da redação - Assú Notícia: Na quinta-feira, 12 de setembro de 2024, o crime brutal de feminicídio chocou a cidade de Pau dos Ferros, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte. Rita da Conceição Aquino, de 43 anos, foi brutalmente assassinada com mais de 50 golpes de faca pelo ex-marido, Abraão Jacome de Lima, de 41 anos. O crime ocorreu na residência da vítima, e, segundo a Polícia Civil, foi motivado por ciúmes.
Após cometer o crime, o agressor tentou tirar a própria vida, mas foi socorrido e encaminhado ao hospital da cidade, onde foi preso em flagrante enquanto recebia atendimento médico. A Polícia Civil e o Ministério Público do RN (MPRN) solicitaram sua prisão preventiva, mas o juiz Edilson Chaves de Freitas decidiu pela soltura do acusado com medidas cautelares.
Em sua decisão, o juiz considerou que, apesar da gravidade do crime, a prisão preventiva não se justificava, já que o acusado não possuía antecedentes criminais e não havia indícios de que a prisão fosse necessária para a conveniência da instrução criminal ou para garantir a aplicação da lei penal.
Abraão Jacome foi liberado com a obrigação de comparecer mensalmente em juízo e com a proibição de deixar a comarca sem autorização judicial. A decisão gerou grande repercussão na cidade, causando revolta entre os moradores que clamam por justiça para Rita.