O motorista que foi preso na manhã deste sábado (19), após capotar o veículo no cruzamento das Avenidas Senador Salgado Filho com a Antônio Basílio, no bairro de Lagoa Nova, Zona Sul de Natal, foi identificado como Fernando Lira de Freitas Neto. Apesar de ter apenas 29 anos, Fernando tem uma extensa ficha criminal. Conforme levantamento feito pelo Portal Realidade em setembro do ano passado ele foi condenado a 3 anos e 2 meses de prisão e teve a carteira nacional de habilitação suspensa por seis meses.
Em 2013, quando ainda tinha 18 anos, foi preso por crimes como embriaguez ao volante, trafegar em alta velocidade, resistência à prisão, desobediência e desacato. Nos anos de 2015 e 2016 o jovem foi acionado na justiça após não pagar dívidas de aluguel. Em 2018, Fernando Lira foi denunciado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (72ª Promotoria de Natal) pelo crime de violência doméstica contra a então namorada. Em 2019, foi citado pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Parnamirim sob processo relacionado ao crime do Sistema Nacional de Armas. No ano de 2021, foi investigado pela equipe da 18ª Delegacia de Parnamirim, por apropriação indébita. Nesse mesmo ano, 2021, foi investigado também pelos agentes da 2ª Delegacia de Parnamirim por injúria. Em 2022, Fernando Lira de Freitas Neto foi preso em flagrante por embriaguez ao volante, conforme descrição a seguir:
“[…] no dia 25 (vinte e cinco) de novembro de 2022, pelas 02h30min, em via pública na rua Divinópolis, bairro Neópolis, Natal/RN, o Sr. FERNANDO LIRA DE FREITAS NETO, após desinteligência com TERCEIRO na Conveniência ‘Gela Guela’ onde consumia bebida alcoólica e na qual foi orientado a ir para casa, foi flagrado por PM’s conduzindo, com sua capacidade alterada em razão do consumo de bebida alcoólica, o automóvel RENAULT/CLIO, cor cinza e placa OJU-5246 e, desobedecendo à ordem de parada dos militares, se evadiu, foi seguido e, na fuga, imprimiu velocidade e fez manobras irregulares de trânsito expondo a perigo os transeuntes e motoristas, sendo que, após abordado, passou a desacatá-los e resistir violentamente à ação policial, inclusive se autolesionando para acusá-los de agressão, o que se repetiu na Delegacia de Polícia Civil Plantonista para onde foi levado, o que impediu até de ser interrogado pela autoridade policial civil, conforme demonstra o BO nº 00185xxx/2022-DPZS Após finalmente contido, os militares lograram conduzir o denunciado à presença da autoridade policial civil, sendo que, ao apresentá-lo na Delegacia de Polícia Civil de Plantão, nesta capital, novamente o Sr. Fernando Lira de Freitas Neto desacatou-os e aos Policiais Civis, como também resistiu à ação policial até ser colocado numa cela e onde continuou a se autolesionar para acusá-los de agressão, conduta violenta que, inclusive, impediu que a autoridade policial civil o interrogasse. E por assim agir, Fernando Lira de Freitas Neto praticou os delitos tipificados nos arts. 306 e 311, da Lei nº 9.503/97, e arts. 329, 330 e 331, do Código Penal, todos c/c o art. 69, do Código Penal, violando-os […].”
Em setembro de 2023, o motorista foi condenado a três anos e dois meses de prisão e teve a CNH suspensa por seis meses. Neste sábado (19), o suspeito foi preso por policiais militares, minutos após perder o controle do veículo modelo Suzuki Vitara de cor preta e Placas NNN-0160 na Avenida Senador Salgado Filho, invadir o cruzamento com a Avenida Antônio Basílio, no bairro de Lagoa Nova, Zona Sul de Natal e atingir um carro modelo ônix e duas motos que estavam paradas no semáforo. O veículo conduzido por Fernando Lira capotou e só parou após colidir contra a parede de um supermercado. O suspeito foi conduzido para a Central de Flagrantes da Polícia Civil onde foi autuado por crimes como embriaguez ao volante, desacato e resistência à prisão. Neste domingo (20) ele deverá passar pela audiência de custódia. Portal Realidade