POLICIAL RECÉM-FORMADO REALIZA MANOBRA DE SALVAMENTO E SALVA BEBÊ EM NATAL

Da redação - Assú Notícia:
A pequena Eloá, de apenas 1 mês e 5 dias, foi salva de um engasgo por um policial militar no bairro Planalto, Zona Oeste de Natal, após tomar um medicamento líquido. O incidente, que ocorreu na segunda-feira (14), ganhou repercussão nesta sexta-feira (18).

Rayssa Bertuleza, mãe de Eloá, relatou que a bebê estava tomando o remédio por recomendação médica, mas ao administrar o medicamento, Eloá começou a engasgar. Desesperada, Rayssa chamou sua mãe, Márcia Bertuleza, para ajudar. "Eu só sabia gritar pela minha mãe, pedir socorro. Depois foi desespero total, não consegui fazer nada", relembra.

Márcia tentou aplicar os primeiros socorros enquanto buscava ajuda e ligava para o 190. Em poucos minutos, uma viatura chegou ao local. "Os vizinhos também tentaram ajudar, mas o bebê não reagia", disse a avó. Durante o atendimento telefônico, os policiais deram orientações à família enquanto se comunicavam com a viatura.

Dentro da viatura, o soldado Honorato, que integra a PM há apenas dois meses, realizou a manobra de Heimlich adaptada para bebês, seguida de respiração boca a boca, pois Eloá estava em parada respiratória. Graças à rápida ação, a bebê foi estabilizada e encaminhada para a UPA Cidade Satélite, onde ficou apenas em observação.

A família expressou alívio e gratidão. "Graças a Deus eles socorreram ela em tempo hábil. Foi uma alegria saber que estava tudo bem e que tudo não passou de um susto", disse Rayssa emocionada.