O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nessa quinta-feira (03), novas autorizações de envio de tropas federais para garantir a segurança dos locais de votação no primeiro turno das eleições, que será realizado no domingo (06). No Rio Grande do Norte, os militares serão enviados para São Gonçalo do Amarante e Jardim de Piranhas.
Anteriormente, o TSE já tinha autorizado o envio de forças federais para João Dias, cidade onde o prefeito Marcelo Oliveira foi executado em agosto, e para Serra Negra do Norte.
Nessa quinta-feira, também foi autorizado o envio para mais nove cidades do país, todas no Nordeste: Marechal Deodoro (AL), Chã Preta (AL), Campo Alegre (AL), Teotônio Vilela (AL), Estrela de Alagoas (AL). ), Roteiro (AL), Marimbondo (AL), Pombal e São Bento (PB).
No mês passado, o TSE também aprovou 53 processos para garantir a segurança da votação em municípios dos estados de Tocantins, Piauí, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Ceará, Maranhão, Acre, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Ao todo, com as novas inclusões, 13 estados terão tropas federais durante o primeiro turno.
O envio de tropas ocorre quando um município informa à Justiça Eleitoral que não tem capacidade de garantir a normalidade do pleito com a eficácia policial local. Portal Tropical