Um casal foi preso suspeito de aplicar o golpe do "novo número" em uma vítima em Natal. A dupla foi presa em uma ação, nessa terça-feira (26), no estado de Goiás. A prisão foi realizada pela Polícia Civil do RN em parceria com a Polícia Civil Goiana.
De acordo com as investigações, o casal passou pelo filho da vítima em mensagens enviadas pelo WhatsApp, alegando ter trocado de número. Utilizando fotos do suposto familiar, os suspeitos pediram ajuda financeira, dizendo que estava em dificuldades temporárias. A vítima foi convencida pela narrativa e realizou seis transferências bancárias, totalizando R$ 19.640,00. O caso aconteceu em outubro deste ano.
A Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) parcerias que os suspeitos estavam em Goiás e atuou no PCGO para troca de informações de inteligência policial. “A cooperação permitiu a representação pelos mandados de prisão e busca e apreensão, que foram prejudicados pela Justiça”, explicou.
Nessa terça-feira, equipes do Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (GREF/DEIC) encontraram os suspeitos nos bairros Vila Santa Rita e Cidade Jardim, em Goiás. Eles foram presos e pendentes à DEIC para os procedimentos cabíveis. Os suspeitos foram interrogados na presença de um advogado e, após os trâmites legais, resolvidos à disposição do Poder Judiciário. Eles responderam inicialmente por associação criminosa, fraude eletrônica e lavagem de dinheiro.
A Polícia Civil reforça que a atuação integrada entre a PCRN e a PCGO evidencia que o ambiente digital não é barreira para o enfrentamento ao crime. As denúncias podem ser realizadas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181. Portal Tropical