OPERAÇÃO POLICIAL DESARTICULA FACÇÃO CRIMINOSA EM TIBAU DO SUL. SEIS SÃO PRESOS E UM MORRE EM CONFRONTO

Uma operação conjunta realizada pela Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (15) desarticulou um grupo criminoso que atuava no distrito de Bela Vista, em Tibau do Sul (RN). Batizada de “Operação Liberdade”, a ação teve como principal objetivo combater o tráfico de drogas e reprimir a atuação de uma facção que aterrorizava a comunidade local.

Seis suspeitos foram presos em flagrante por crimes como tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Entre os detidos estão um homem de 25 anos, natural de Natal; um homem de 21 anos, natural de Tibau do Sul; outro homem de 25 anos, natural de Nova Cruz; um homem de 19 anos, também de Tibau do Sul; e duas mulheres, de 21 e 19 anos, naturais de Canguaretama e Natal, respectivamente.

Um sétimo suspeito, de 23 anos, reagiu à abordagem policial atirando contra os agentes e acabou atingido no confronto. O homem chegou a ser socorrido para o hospital local, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Durante a operação, os policiais apreenderam uma grande quantidade de entorpecentes e armamentos. Foram recolhidos seis tabletes de maconha, sete tabletes menores da mesma droga, uma porção de skunk, 25 trouxinhas de maconha, quatro papelotes de cocaína, uma pistola calibre 9mm roubada, dois carregadores, 11 munições intactas, cinco cápsulas deflagradas, uma balança de precisão, uma agenda com registros do tráfico, nove celulares e aproximadamente R$1.000,00 em dinheiro.

Liderança e atos violentos
De acordo com as investigações, o grupo era liderado pelo homem de 25 anos, que comandava a distribuição de drogas no distrito, contando com o apoio de outros dois suspeitos, de 23 e 21 anos. Além do tráfico, a facção criminosa era responsável por implementar um “tribunal do crime” no local, punindo com violência – incluindo agressões e execuções – aqueles que infringiam as regras impostas, o que gerava um clima de medo e insegurança entre os moradores.

Resultados da operação
A “Operação Liberdade”, ao longo de 2025, já realizou outras ações de sucesso, contabilizando a apreensão de quatro armas de fogo e a prisão de oito integrantes de facções criminosas. Os suspeitos detidos nesta quarta-feira foram conduzidos à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. Ponta Negra