Na tarde desta quarta-feira, 27 de março de 2025, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Delegacia de Baraúna prendeu Gamalieu Sales da Costa, de 45 anos, acusado de extorsão contra seus próprios pais no município. A prisão ocorreu após investigações que apontaram que o suspeito vinha, de forma contínua, coagindo os familiares a lhe entregar dinheiro, para usar droga, praticando quebra-quebra dentro de casa e utilizando ameaças e intimidações.
De acordo com as autoridades, os pais do acusado, que já vinham sofrendo há algum tempo com a situação, decidiram buscar ajuda da polícia ao perceberem que as ameaças estavam se tornando cada vez mais frequentes e agressivas. O crime de extorsão, previsto no Código Penal Brasileiro, ocorre quando alguém constrange outra pessoa, mediante violência ou grave ameaça, a entregar algo de valor, o que pode resultar em pena de reclusão de quatro a dez anos, além de multa.
A ação da Polícia Civil foi rápida e eficaz. Após a coleta de provas e o testemunho das vítimas que resolveram representar criminalmente contra o filho. Gamalieu foi detido e encaminhado para a delegacia local, onde foi autuado por crime titpificado no artigo 158 (Extorsão) do Código Penal Brasileiro. Ele foi encaminhado ao sistema prisional onde permanece à disposição da Justiça.
O caso serve de alerta para a comunidade sobre a importância de denunciar crimes desse tipo. Muitas vítimas de extorsão dentro da própria família sentem medo ou vergonha de procurar ajuda, mas as autoridades reforçam que qualquer pessoa que se encontre nessa situação deve buscar apoio da polícia para garantir sua segurança e direitos.
A Polícia Civil de Baraúna segue acompanhando o caso e pede que a população colabore, denunciando qualquer tipo de crime através dos canais oficiais. O anonimato é garantido e a participação da comunidade é fundamental para manter a segurança no município. Fim da Linha